Conheça a Série Estude na UFG

16/04/2019

Durante o Espaço das Profissões 2019 foi lançado o projeto de extensão ESTUDE NA UFG. A UFG É PRA VOCÊ!Fruto de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Goiás e a Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural, que é a mantenedora da TV UFG, a série tem como objetivo principal  levar de modo simples, jovial e atrativo informações relevantes sobre os  cursos de graduação, as formas de ingresso e as diversas ações de inclusão, acesso, permanência e êxito acadêmico desenvolvidos pela Universidade Federal de Goiás.

O projeto tem como um primeiro público-alvo os estudantes de Ensino Médio da Rede Pública de Ensino, em especial os de baixa-renda, indígenas e quilombolas que muitas vezes não buscam na UFG a sua formação profissional por falta de informações básicas sobre a mesma. O segundo público-alvo do projeto são os estudantes recém ingressos na instituição que, na maioria das vezes, demoram a entender o funcionamento da Universidade ou se perdem em meio ao universo de oportunidades diferentes que se abrem quando entram na UFG.

Dentro do proposto, o projeto produziu duas temporadas de uma série de ficção que apresentará de forma lúdica as formas de ingresso e as ações e políticas de inclusão, acesso, permanência e êxito acadêmico que a UFG promove em prol de seus estudantes. O projeto produziu ainda vídeos sobre os cursos presenciais de graduação oferecidos pela instituição, nos quais estudantes dos próprios cursos explicam de modo simples e coloquial quais as habilidades esperadas dos estudantes que pretendem ingressar no curso; o que se aprende no curso; e qual o campo de atuação profissional de cada formação. Por fim, o projeto desenvolveu ainda um portal no site oficial da UFG (estudenaufg.prograd.ufg.br) que reúne todos os vídeos e informações tradadas nos mesmos. O objetivo é facilitar o acesso as informações sobre diversas ações e políticas institucionais que impactam a vida acadêmica e torná-las mais atrativas para os estudantes.

 

SINOPSE DA SÉRIE

A série de ficção ESTUDE NA UFG. A UFG É PRA VOCÊ! visa divulgar de modo simples e atrativo os cursos,  as formas de ingresso e as diversas ações desenvolvidas pela Universidade Federal de Goiás para acesso, permanência e êxito acadêmico de seus estudantes. Ao logo dos episódios, o público acompanhará o desenrolar da história de Ludmila Silva, uma jovem negra de 17 anos, que passa a receber de modo inusitado mensagens de uma amiga virtual que a auxilia não só a entrar na UFG, mas a conquistar o sonhor de se formar em uma instituição pública de ensino.

SINOPSE DA PRIMEIRA TEMPORADA

Lud é uma jovem negra de 17 anos que cursa o terceiro ano do ensino médio em uma escola estadual no período noturno e trabalha durante o dia em uma lanchonete próxima ao Câmpus Samambaia da UFG. Anda muito angustiada por não saber o quê fazer ao final do ensino médio. Não tem certeza de que curso superior quer fazer, acredita que tem poucas chances de entrar na UFG e sabe que não possui recursos financeiros para se formar em uma faculdade particular. De repente, passa a se comunicar por meio de dispositivos eletrônicos como a Mila, uma adolescente muito parecida fisicamente com ela, mas com estilo e atitude completamente diferentes da mesma. Assim, Mila aparece para Lud sempre em momentos de dúvida e angústia para explicar de forma clara, alegre e motivadora como funciona o processo de ingresso na UFG.

EP1 – A UFG É PRA VOCÊ!

No episódio de abertura da série, Lud está muito angustiada em seu quarto procurando informações no computador sobre profissões e faculdades quando, de repente, surge uma jovem no computador que fala da UFG para a Lud e envia para ela o link de um portal com vídeos sobre cada curso oferecido pela instituição.

EP2 – COMO INGRESSAR NA UFG

No segundo episódio da série, Lud e sua amiga Taís conversam no balcão da lanchonete sobre as dificuldades do terceiro ano do Ensino Médio e a angústia de ter que decidir o quê fazer e onde estudar após concluída essa fase. Taís pergunta para Lud se para entrar na UFG ainda é preciso fazer vestibular. De repente, surge no celular de Lud uma mensagem de Mila explicando que o ingressos nos cursos de graduação da UFG, em sua maioria, se dá por meio do ENEM e do SiSU.

EP3 – AMPLA CONCORRÊNCIA E LEI DE RESERVA DE VAGAS

No terceiro episódio da série, Lud está em seu quarto se arrumando para ir para a aula, quando surge sua mãe e começam a conversar sobre as mudanças na forma de ingresso na UFG. Lud continua angustiada e confessa que não entendeu direito a diferença entre Ampla Concorrência e Lei de Reserva de Vagas, quando surge mensagens de Mila explicando essa diferença na forma atual de ingresso na UFG.

EP4 – UFG INCLUI 

No quarto episódio da série, Lud está atendendo no balcão da lanchonete quando chega Paula Guajajara, uma estudante indígena da UFG, conversando no celular em Tupi. Lud fica admirada e pergunta se a cliente é estrangeira. Paula afirma que é da etnia Guajajara e que entrou na UFG pelo programa UFGInclui. Lud continua em dúvida quando surge mensagem de Mila exlicando o que é, a quem se destina e como funciona o programa UFG Inclui.