IFG está presente nas diversas regiões do Estado

14/01/2019

Foto2

Educação pública, gratuita, de qualidade e acessível aos jovens e adultos de Goiás. A partir desses princípios, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) oferta cursos profissionalizantes integrados ao ensino médio, cursos superiores e de pós-graduação, em 14 câmpus espalhados pelas diversas regiões do Estado.

O IFG é uma instituição centenária, que ficou conhecida pelo seu ensino de qualidade. Ao longo de sua história, mudou de nome e ampliou sua atuação para atender às demandas da sociedade. De Escola Técnica Federal de Goiás – que atuava apenas no ensino médio –, transformou-se em Centro Federal de educação Profissional e Tecnológica (Cefet), passando a atuar também no ensino superior. Mas uma nova transformação, ainda mais profunda, ocorreu em dezembro de 2008, com a criação do Instituto Federal.

Com ampla autonomia pedagógica e administrativa, o IFG (e os demais Institutos Federais do país) passou a ofertar mais cursos superiores (bacharelados e licenciaturas) e criou cursos de pós-graduação, aprofundando sua atuação também na pesquisa e extensão.

Das engenharias às artes, passando pela saúde e ciências sociais, as diversas áreas do conhecimento estão contempladas nos cursos e projetos do IFG. O objetivo é formar profissionais que possam atuar no mercado de trabalho e atuar, como cidadãos autônomos, nas comunidades onde estejam inseridos.

O IFG atua também na educação de jovens e adultos (EJA) que oferta de cursos específicos voltados aos que já completaram 18 anos e ainda não concluíram o ensino médio. Cada câmpus oferece pelo menos um curso na modalidade (EJA), permitindo a qualificação profissional aliada à escolarização dos adultos.

São 14 câmpus, sendo dois localizados em Goiânia, e os demais distribuídos nas seguintes cidades: Águas Lindas, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Formosa, Inhumas, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Senador Canedo, Uruaçu e Valparaíso.

Confira aqui os cursos oferecidos em cada câmpus.


Diretoria de Comunicação Social/Reitoria